Casal Ventoso na Lisboa Verde
Hoje faz vinte anos que terminou o realojamento no local do miserável Bairro do Casal Ventoso e mais recentemente a perigosa encosta que se encontrava cheia de barracas foi devidamente ajardinada. Além disso muitos prédios estão a levar verdadeiras obras de arte dos numerosos artistas de rua pagos pela CML.
Pois a televisão do Estado fez uma reportagem asquerosa e estúpida porque repetia argumentos de há muitos anos.
Pôs lá uns velhos a dizerem que antes estavam melhor, sem esgotos, abastecimento de água com casas a cair de podre ou barracas nas encostas e outras pessoas a dizer que se realojaram as pessoas, mas não se fez um trabalho para melhorar as capacidades das pessoas e a sua educação.
Trata-se do velho argumento da direita que é o mais estúpido de todo. O Estado (Autarquia) melhora as condições de vida de pessoas muito pobres e deveria mexer-lhes nos neurónios. Por um lado, os FdP da direita são liberais para ganharem e roubarem dinheiro em todos os negócios. Por outro querem ver os poderes públicos alterar as cabeças de pessoas com idade avançada.
Mesmo assim, mostraram uma senhora com alguma idade num confortável apartamento bem mobilado a dizer que tinha um filho que já é major do exército e outro ocupa um lugar importante que não percebi qual era.
O Estado democrático e socializante português não tem drogas para alterar comportamentos adquiridos há muito tempo, mas criou condições de alojamento para 87 mil habitantes de Lisboa com rendas que podem ser de 10 euros para quem tem uma reforma muito baixa até um pouco mais. Calcula-se que em média, nas casas de realojamento as pessoas recebem por via da renda baixa um acréscimo de rendimento da ordem dos 500 euros mensais que correspondem a 522 milhões de euros por ano. Isto faz de Lisboa a capital europeia mais social e que será também a mais verde.
Veja-se pela foto como ficou a antiga encosta que era uma verdadeira "favela" miserável e ao fundo os bairros novos. Ao lado uma fotografia do que foi o Casal Ventoso antes de ser o que é.
Saliente-se ainda que li textos encomendados por construtores civis a proporem que os novos bairros sociais fossem colocados longe dali porque a Avenida de Ceuta sem os pobres poderiam ser um nova e grande avenida de luxo ladeada de grandes edifícios, ou seja, uma quinta grande avenida da capital.
Os pobres iriam para guetos como fizeram os franceses, cujos habitantes sem condições de trabalho e educação vestem coletes amarelos para destruírem as lojas de luxo dos Campos Elíseus como fizeram hoje.
. Dos Zigurates Sumérios ao...
. O Juiz não conhece a Semâ...
. Neto de Moura, O Meritíss...
. Conto da Palma da Mão - A...
. Inédito de Dieter Delling...
. Conto da Palma da Mão: El...
. Conto Inédito de Dieter D...
. A Morte de Cristo em Verd...
. Inflorescências
. Links Amigos