Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2022
Dos Zigurates Sumérios ao Telescópio Jess Web
O telescópio Jess Web está a 1,5 milhões de km de distância da Terra no ponto de Lagrange que é onde a força da gravidade solar equilibra-se com a lunar, pelo que o telescópio fica estático.
há cerca de 10 mil anos nasceu a civilização na Suméria ou Mesopotâmia entre os rios Eufrates e Tigres, cujas inundações das margens irrigavam terras desérticas e as adubavam com restolhos vindos das montanhas a norte. Consta que uma das primeiras cidades foi Eridu governada por um imperador ou rei de nome Sargão. Aí nasceu a escrita, o cálculo e a observação das estrelas e inventou-se a hora com 60 minutos e o minuto com 60 segundos, o dia com 2 x 12 horas e o ano solar com 360 dias nos cálculos dos sumérios. O povo de entre rios começou a construir as torres denominadas Zigurates não apenas na babilónia como pretende a bíblia, tal como o dilúvio não foi mundial, mas apenas uma inundação maior que ligou os dois rios.
Nos zigurates os sumério instalavam observatórios mais altos, julgando que poderiam ver melhor as estrelas e o sol, tando colocado aí os primeiros relógios de sol. Utilizavam o cálculo sexagessimal porque entendia que o número 60 tinha especiais qualidade matemáticas, dado ser 2 vezes 30, 3 x 20, 4 x 15, 6 x 10, etc. Inventaram a escrita cuneiforme que outros da mesma zona fizeram dessa escrita um alfabeto cuneiforme. Enfim, o homo sapiens é o produto de mais de 2 milhões de anos de evolução desde os australopitecos.
Em menos de 10 mil anos o nosso género e espécie subiu o seu observatório estelar de umas dezenas de metros para 1,5 milhões de km e ainda chegará mais longe para colonizar exoplanetas adequados à nossa civilização. Não estamos no fim de nada, mas muito no início da descoberto do universo habitável.
Foto: Modelo do Zigurate de Eridu desenhado e construido pelos arqueólogos que o retiraram das cobertura de terra que o destruía lentamente.